CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

PATROCINE O BLOG MAIS ACESSADO DE ITAPETINGA

PATROCINE O BLOG MAIS ACESSADO DE ITAPETINGA

O SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AZALÉIA

O SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AZALÉIA

KITANDA E MERCEARIA MOTA - Direção MIRALDO MOTA

TATHIAGO DIGITAL - TUDO EM ELETRÔNICOS!

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

sábado, 1 de setembro de 2018

LULA TEM CANDIDATURA REJEITADA PELA MAIORIA DOS MINISTROS DO TSE

 
A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou nesta sexta-feira (31) pela rejeição do pedido de registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. Ainda há possibilidade de recurso, ao próprio TSE ou ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Na sessão, a maioria dos ministros também proibiu Lula de fazer campanha como candidato, inclusive na propaganda de rádio e TV, que começa neste sábado (1º) para os presidenciáveis. O PT terá agora dez dias para substituir o candidato e, até que o faça, não terá direito ao horário eleitoral no
rádio e na TV.
Cinco dos sete membros do tribunal já haviam considerado o petista inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. Um (Edson Fachin) se posicionou a favor da autorização provisória da candidatura. O 6º e último dos votos foi da ministra Rosa Weber.
                             COMO VOTARAM OS MINISTROS
Contra a candidatura A favor da candidatura
Luís Roberto Barroso Edson Fachin
Jorge Mussi
Og Fernandes
Admar Gonzaga
Tarcísio Vieira
Rosa Weber
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

A rejeição da candidatura pelo TSE ainda poderá ser contestada em recurso da defesa ao próprio tribunal ou ao Supremo Tribunal Federal – nesta última hipótese, ele já não poderá se apresentar como candidato.
Na sessão, os ministros acolheram contestação do Ministério Público, que apontou a inelegibilidade do petista com base na Lei da Ficha Limpa. A lei proíbe candidaturas de políticos condenados em órgão colegiado da Justiça.
A candidatura de Lula foi alvo de 16 impugnações (contestações) no TSE. Além do Ministério Público, questionaram o registro de Lula o candidato à Presidência do PSL, Jair Bolsonaro;o partido Novo; e outros candidatos e cidadãos.
Lula foi condenado em abril pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex em Guarujá (SP), no âmbito da Operação Lava Jato. Desde abril, ele cumpre pena de 12 anos e 1 mês de prisão em Curitiba.
Os advogados de Lula esperavam que o julgamento do registro ocorresse nas próximas semanas, em razão de prazos maiores previstos pela lei eleitoral para conclusão do processo. A expectativa era que, com isso, ele pudesse aparecer como candidato na propaganda de rádio e TV de candidatos a presidente, que começa neste sábado (1º).
O TSE, no entanto, acolheu pedido do MP para antecipar a decisão sobre o registro da candidatura, sob o argumento de que, como a campanha deve ser integralmente financiada com recursos públicos, seu uso para a campanha seria um desperdício.
Um acordo entre PT e PCdoB prevê a deputada estadual Manuela D'Avila (PCdoB-RS) como vice na chapa, seja na hipótese de Lula candidato, seja na hipótese de o atual vice de Lula, Fernando Haddad (PT), assumir a candidatura a presidente.

Voto do relator
Luís Roberto Barroso - O relator do pedido no TSE, ministro Luís Roberto Barroso, foi o primeiro a votar pela retirada de Lula da disputa, em razão de condenação por corrupção e lavagem de dinheiro em órgão colegiado – uma das causas de impedimento previstas pela Ficha Limpa.

“O Brasil é um estado democrático de direito. Não estamos sob regime de exceção. Todas as instituições estão em funcionamento regular. O Poder Judiciário é independente. Os juízes de primeira e segunda instâncias são providos em seus cargos por critério exclusivamente técnico, sem vinculação política. A defesa pode perfeitamente alegar erro judiciário, mas não se mostra plausível argumento de perseguição política”, afirmou o ministro, em resposta a argumentos da defesa em favor da candidatura.


Voto divergente
Edson Fachin - Segundo a votar no julgamento, o ministro Edson Fachin divergiu e propôs uma autorização provisória para Lula concorrer. Apesar de considerar o petista inelegível pela Ficha Limpa, o ministro levou em conta recomendação recente do Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) em favor da participação de Lula no pleito.

“O cumprimento [da decisão] está relacionado com dever de boa-fé. Descumpri-la pode violar o dever de boa-fé, uma vez que, na prática, o que estamos a fazer é esvaziar a competência do comitê prevista em regras do qual o Brasil é parte”, disse o ministro.

Demais votos
Jorge Mussi - Terceiro a votar, o ministro Jorge Mussi defendeu a rejeição da candidatura de Lula. Na fala, enalteceu a Lei da Ficha Limpa, como parte do “processo de moralização” da política no país.

“A Lei da Ficha Limpa, cuja constitucionalidade foi reconhecida pelo STF, representa essencial mecanismo de iniciativa popular em favor da probidade administrativa e da moralidade para exercício de mandato, considerada a vida pregressa dos candidatos e que se aplica de modo pleno e irrestrito a todos os cidadãos”, afirmou o ministro.

Og Fernandes - Quarto a votar, Og Fernandes também votou contra a candidatura de Lula. Após elogiar a Lei da Ficha Limpa, disse que ela também deveria ser aplicada ao petista, em razão da igualdade dele em relação a outros políticos que também foram excluídos da disputa eleitoral.

“Estamos a decidir a igualdade de todos perante a lei e perante a Constituição. Isso implica resistir a um estado anticonstitucional. Noutros termos, se a lei vale para uns, há de valer para todos”, afirmou o ministro, acompanhando a posição de Barroso.

Admar Gonzaga - O ministro Admar Gonzaga foi o quinto a votar e formou maioria na Corte pela exclusão de Lula do pleito. No voto, reiterou a ideia de que não cabe ao TSE avaliar se a condenação do petista foi ou não justa, mas se sua situação se enquadra na Lei da Ficha Limpa.


Ele também rechaçou a tese de que a recomendação da ONU deve ser obedecida pelo Brasil. “O pacto internacional sobre direitos civis e os atos do comitê ostenta natureza de norma intermediária, e não pode contrariar o texto originário da Constituição, que estipula requisitos mínimos de moralidade e probidade”, disse.

Tarcísio Vieira - O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto deu o quinto voto contra Lula. Disse também que a Lei da Ficha Limpa se aplica ao petista, concordando com a proibição da propaganda eleitoral a partir da decisão.

Diante da celeridade que permeia os processos de registro, mormente por se tratar de candidato a presidente, impõe-se desde logo sua execução. Não sendo necessário aguardar os embargos de declaração [recurso], que não têm efeito suspensivo”, disse o ministro.

Rosa Weber indica sexto voto contra Lula

Rosa Weber entende que, no caso do tratado que inclui decisões do Comitê de Direitos Humanos da ONU, o “Executivo não deu seguimento à última etapa necessária”, que seria a promulgação do pacto, decretado pelo Congresso em junho de 2009. Ou seja, sem a validade da liminar, deve rejeitar a candidatura do ex-presidente.

PT protesta em nota
O PT divulgou nota no fim da noite desta sexta-feira (31) na qual afirma que a decisão do TSE de rejeitar a candidatura de Lula é uma "cassação política, baseada na mentira e no arbítrio, como se fazia no tempo da ditadura".

Segundo a nota, diante da "violência" da decisão que barrou Lula, o PT "continuará lutando por todos os meios para garantir sua candidatura".

“Vamos apresentar todos os recursos aos tribunais para que sejam reconhecidos os direitos políticos de Lula, previstos na lei e nos tratados internacionais ratificados pelo Brasil”, diz a nota.

Defesa de Lula
Advogada Maria Claudia Bucchianeri - Na sessão, a defesa de Lula argumentou que o TSE deve seguir recomendação do comitê dos Direitos Humanos da ONU que recomendou a participação de Lula na disputa.

A advogada Maria Claudia Bucchianeri afirmou que decisão do órgão “tem força impositiva, necessária e obrigatória”, citando casos semelhantes no México e na Espanha, em que candidaturas foram aprovadas a pedido do órgão.

Advogado Luiz Casagrande Pereira - Também em favor de Lula, o advogado Luiz Casagrande Pereira citou diversos casos em que o TSE reverteu decisões anteriores da Justiça Eleitoral que haviam rejeitado o registro de candidatura.

“São aproximadamente 1.500 candidatos no Brasil que se elegeram com registro indeferido. Todos eles estão a exercer o mandato”, afirmou o advogado. “O que o presidente Lula quer não é nada mais do que deram a 1.500 de 2010 para cá. Mas também não quer menos”, completou.

Contestações
Raquel Dodge, procuradora-geral da República - Antes dos votos dos ministros, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, argumentou que a recomendação do Comitê de Direitos Humanos não pode ser aplicada no caso. Segundo Dodge, o Brasil não promulgou acordo internacional que obrigue a obediência ao órgão.

“A defesa de direitos humanos que motivou a edição da Lei da Ficha Limpa. Foi fruto de inciativa popular, após ampla mobilização da sociedade civil, aprovada pelo Congresso e sancionada por Luiz Inácio Lula da Silva”. A Ficha Limpa, disse Dodge, favorece a “democracia e a boa governança”. “A lei neste caso, ao invés de violar direitos fundamentais, as protege”, disse.

Advogada do partido Novo - Em nome do partido Novo, um dos que impugnaram a candidatura de Lula, a advogada Marilda Silveira também disse que decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU não obriga o Judiciário brasileiro. “O órgão reconhece expressamente que tem competência opinativa”, afirmou.

Advogado da coligação de Bolsonaro - Pela coligação do candidato Jair Bolsonaro (PSL), que também contestou a candidatura, o advogado Tiago Ayres disse que não há possibilidade de aprovação futura do registro de Lula, em razão da condenação dele por órgão colegiado, o que o enquadra na Ficha Limpa.

“Não basta desejar algo muito, é fundamental que esse querer coincida com nossos valores e nossa higidez constitucional. Por mais que o ex-presidente deseje ser presidente da República, nossa constituição não admite essa pretensão”, disse o advogado.

Julgamento
Lula foi condenado em abril pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), órgão colegiado, por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex em Guarujá (SP), no âmbito da Operação Lava Jato. A candidatura de Lula foi alvo de 16 impugnações no TSE.

Os advogados de Lula esperavam que o julgamento do registro ocorresse nas próximas semanas, em razão de prazos maiores previstos pela lei eleitoral para concluir o processo. Até lá, a expectativa é que ele pudesse aparecer como candidato na propaganda de rádio e TV, que começa neste sábado (1º).

O TSE, no entanto, acolheu pedido do MP para antecipar a decisão sobre o registro da candidatura, sob o argumento de que, como a campanha deve ser integralmente financiada com recursos públicos, seu uso para a campanha seria um desperdício.

Recurso
A decisão do TSE ainda poderá ser objeto de recurso pela defesa à própria Corte ou ainda ao Supremo Tribunal Federal (STF); nesta última hipótese, o petista já não poderá mais se apresentar como candidato.

Um eventual recurso da defesa ao STF só poderá ser encaminhado, por sorteio, a 7 dos 11 ministros da Corte, para relatar do caso. Estarão impedidos como relatores três ministros que participaram do julgamento no TSE (Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Rosa Weber), além da presidente do STF, Cármen Lúcia.

Estarão aptos a relatar o recurso, portanto, os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello.

No recurso, a defesa pode pedir ao relator efeito suspensivo da decisão do TSE.

A decisão definitiva sobre a candidatura em caso de um eventual recurso no STF, porém, caberá ao plenário, formado por todos os 11 ministros da Corte.

49 comentários:

  1. Quanta hipocrisia, se fosse num país serio nem colocaria o nome dele na disputa sendo que tem uma lei impede qualquer candidato que esteja complicado na justiça, pra piorar ainda coloocaram uma pesquiisa falsa esse tempo todo, mais devagarinho a justiça estaa sendo feita, BOLSONARO 2018.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolsonaro também tem problemas na justiça por conta de Racismos e ele ainda ta na candidatura da presidência e ai oque vc me diz ? Se Lula não pode ser candidato Bolsonaro também não ...

      Excluir
    2. Idiotas, a intensão é dó tirarem das eleições seus babacas analfabetos. Abriram o caminho para o ditador bolsonaro, concordem com ele em tudo, ou então muita gente vai chorar. Agora, após a posse do novo presidente o lula será solto e responderá em casa. Estudem história, não vivam no abismo da ignorância que sempre viveram, e não tirem selfies com políticos. A História se repete. O sistema fajuto democrático foi feito pra isso.

      Excluir
    3. Então Bolsonaro que é ditador?
      Quem é amigo íntimo de Hugo Chaves, Nícolas Maduro e Fidel Castro, é Bolsonaro ou Lula?
      Petralhas alienados o PT com sua política de governo quer transformar esse país em uma Venezuela ou Cuba, se está com raivinha é melhor Jair se Acostumando.
      Bolsonaro 2019.

      Excluir
    4. So tenho pena dos brasileiros se esse Bolsonaro ganhar,Bolsonaro vai liberar armas para as pessoas ao invés dele falar que vai dar um jeito no tráfico de armas ele vai aumentar ,não gosta das Gays,não gosta de negros ,não valoriza o trabalho feminino,quero ver até quando as pessoas vão se tocar com tantas coisas idiotas que ele fala nos debates e ninguém acha estranho ,acha tudo normal ,recomendo a vcs a assistirem o canal de Davi no YouTube Encarando o Sobrenatural ,vcs vão ver que contra fatos não á argumentos.. Boa sorte para vcs que são tolos .

      Excluir
  2. #lulaPreso #Psl #bolsonaro17 #bolsonaro2018

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fanáticos por um ditador!!! Pasmem.

      Excluir
    2. analfabeto (a) político, pesquise a história, chamam bolsonaro de tudo só nao chama de corrupto porr@ #Psl #17

      Excluir
  3. Bem feito. Lula está preso por corrupção, portanto está inelegível. A mentirada Petista é que é que, estava tentando confundir a opinião pública dando conotação política a prisão de Lula, tanto é verdade, que eles mostrem qual o sistema totalitário ; de ditadura, e ou regime militar que estamos vivendo, e qual outro preso político no Brasil? Se fosse regime militar, seria pior porque ele teria colocado o seu Lulaladrão prá vomitar o que ele diz que não comeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que só assiste a globo, lê Caras e Veja e assiste bbb, claro que não existe outros presos políticos, nem assassinados e torturados. Digo isso nos dias de hoje.

      Excluir
  4. Golpearam a democracia e lógico que os fascistas não deixariam o pesadelo deles (Lula) ser candidato, pois sabem que Lula é o povo trabalhador brasileiro em ascensão e isso é tudo que a elite escravocrata brasileira não suporta, não aceita. Mas Lula é o povo brasileiro juntos votaremos em Haddad e Manuela.

    ResponderExcluir
  5. Golpearam a democracia e lógico que os fascistas não deixariam o pesadelo deles (Lula) ser candidato, pois sabem que Lula é o povo trabalhador brasileiro em ascensão e isso é tudo que a elite escravocrata brasileira não suporta, não aceita. Mas Lula, eu e você somos o povo brasileiro e juntos votaremos em Haddad e Manuela.

    ResponderExcluir
  6. Coitado Lula foi o único ladrão dessa corgia de políticos a ser preso. BRASIL PAÍS DA FALCATRUA.

    ResponderExcluir
  7. Bolsonaro 2019 🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  8. Se um ex presidiário le pede um emprego vamos ser sinceros você daria emprego pra ele? Então por que vc quer eleger um cara que está preso acorda Brasil parem de pensar com o estômago vote 17

    ResponderExcluir
  9. Voto nele até na cadeia, o único que olha prós pobre, #Td13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve ser um bandido (a) igual a ele

      Excluir
  10. E agora petistas vagabundos pilantras cambada de preguiçosos cadê a pesquisa bandido tem que estar preso

    ResponderExcluir
  11. Oxe um ladrão desse ainda queria ser candidato, depois o povo reclama de vagabundo nas ruas , ladrão e na cadeia ou então Beira Mar ministro da seguranca! Povo idiota alienado .

    ResponderExcluir
  12. Maravilhosa essa noticia ate porque candidato tem que ter ficha limpa nao e? A do sujeito ai (lula) ta mais suja que chiqueiro. BAYLULINHA. KKKK

    ResponderExcluir
  13. O que me chama atenção em BOLSONARO, é que ele tem 27anos como deputado,e não tem rabo preso com ninguém,nada se prova contra a honestidade desse homem.Meus parabens.

    ResponderExcluir
  14. Lula pra presidente eu voto.

    ResponderExcluir
  15. População do nosso Brasil vamo colocar um verdadeiro homem de Deus no poder pra mudar nossa situação, independente de religião, vamo colocar o cabo Dalciolo este conhece e tem unção pra abençoar o Brasil ....

    ResponderExcluir
  16. Haddad 34% Lula estouraaaaaaaaaaaaaaado

    ResponderExcluir
  17. Haddad 34% Lula estouraaaaaaaaaaaaaaado

    ResponderExcluir
  18. Haddad 34% Lula estouraaaaaaaaaaaaaaado

    ResponderExcluir
  19. O medo deles é tão grande q rolou maracutanha pra homem ñ sair a candidato pq ia ganha no primeiro turno agora em resposta a esse safados q voltou contra Lula ser candidato vai ter q engoli o pt dinovo no comando agora é 13 com Lula ou sem Lula vai ser 13 no primeiro turno

    ResponderExcluir
  20. Então vamos de Adad.

    ResponderExcluir
  21. Ele pode ter roubado mais ele fez pelo os pobres e o povo quer ele denovo como presidente

    ResponderExcluir
  22. As vezes penso que alguns brasileiros vivem iludidos ou são de fato ignorantes e analfabetos políticos. Como podem acreditar que Bolsonaro serà capaz de tantas proezas? Decidir não votar num candidato do PT é uma coisa, agora dizer que o país vá melhorar tendo Bolunático como preaidente, excede ao cúmulo da estupidez e cegueira humana! O pior cego é quem não quer enxergar! Para os eleitores de Bolunático, fechem além dos olhos, os ouvidos e abra bastante a boca e as pernas. Não esqueçam de colocar cinto de castidade nas filhas e na esposa porque eleito, Hitler perto dele será fichinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. julgando pelo erros ortográficos, entendendo não votar em bolsonaro

      Excluir
  23. Quero que o bolsomerda ganhe essa eleição pra mim ver muito brasileiros chorarem lágrimas de sangue

    ResponderExcluir
  24. Só no Brasil mesmo que um preso pode ser candidato kkkk é uma piada,respondendo o comentário ele não tinha que roubar,pq eu e vc é todos os brasileiros já pagavam o salário dele e por sinal muito alto é com muita mordomia.Não se segue a político como se fosse um jogo de futebol,é o país que está em jogo,vive de mudança,busque novo horizonte.nunca deveria haver reeleição pq viciam os políticos,não ao trabalho mas ao dinheiro fácil.

    ResponderExcluir
  25. Fora Lula fora Bolsonaro

    ResponderExcluir
  26. Não estão aceitando Lula se candidatar por que eles estao morrendo de saber que Lula ganharia novamente pra presidente

    ResponderExcluir
  27. Lula na presidência novamente 13 neles e 13

    ResponderExcluir
  28. Agora não volto mais em ninguém Eu quetq Lula dinivo com a foca do povo

    ResponderExcluir
  29. Agora não volto mais em ninguém Eu quero Lula dinivo com a foca do povo

    ResponderExcluir
  30. Infelizmente vivemos em um país de ignorância política.De um lado alguns defendem um bandido condenado e de outro defendem o capitão caverna(devido a mentalidade tosca e atrasada).Efim isso é Brasil,terra onde a corrupção,intolerância,ignorância só não são maiores do que o preconceito,desrespeito e egoismo enraizados em nossa cultura individualista.Portanto teremos sim, um governante que representa tudo que uma grande parcela da sociedade pensa e sente,só não é capaz de dizer por covardia.Cada povo tem o líder que merece.Mais uma vez retroage Brasil!

    ResponderExcluir
  31. NEM LULA MUITO MENOS BOLSONARO,SOU MAIS BRASIL.ACORDA ALICE! ISSO AQUI NÃO É O PAÍS DAS MARAVILHAS.

    ResponderExcluir
  32. OS BESTAS ADORADORES DA BESTA

    No ano de 2016, a BESTA, incorporada em LULA, vociferou em discurso inflamado e cheio de ódio que: “NEM JESUS CRISTO, SE VOLTAR À TERRA, ME IMPEDIRÁ DE SER CANDIDATO A PRESIDENTE DO BRASIL EM 2018”.

    Em frente ao palanque centenas de BESTAS, ADORADORES DA BESTA aplaudiam a blasfêmia do Ladrão.

    Mas, para azar dele, o SANGUE DE CRISTO TEM PODER, ele está legalmente impedido de ser candidato.

    SÓ DEUS NO CÉU E BOLSONARO NO BRASIL, COM O APOIO DO POVO DE BEM, PODEM IMPEDIR QUE UM SUBSTITUTO DA BESTA REASSUMA O PODER EM NOSSO PAÍS.

    ResponderExcluir
  33. O BRASIL É RECONHECIDO MUNDIALMENTE COMO O ÚNICO PAÍS QUE CRIA LULA EM CATIVEIRO.

    ResponderExcluir
  34. PISCICULTURA: Atividade de criar peixes, de acordo com a espécie, em água doce ou salgada.

    MARICULTURA: Atividade de cultivar organismos marinhos (algas, crustáceos, moluscos, ostras, etc.) em águas do mar.

    MARICULTURA DE SEQUEIRO, EXISTE ISSO? A RESPOSTA É: SIM.

    O BRASIL É RECONHECIDO MUNDIALMENTE COMO O ÚNICO PAÍS QUE CRIA LULA EM CATIVEIRO. PRESO FORA DA ÁGUA.

    ResponderExcluir
  35. Nunca votei em partidos, sempre escolhi as pessoas, inclusive me sinto livre para eleger prefeito, governador e presidente de partidos diferentes. O bom político trabalha sozinho. As coligações são em muitos senão todos os casos, retratos de facções que se aliam, assim percebo a jogada para encurralar e caçar o mandato da ex presidenta Dilma, pensando que enfraqueceriam Lula. O tiro desviou, quiseram transformar Lula num algoz mas o elevaram à Mártir. Depois de verem a cagada que fizeram, porque ao passar a presidência para Dilma, Lula não intencionava candidatar, porém, mexeram nos brios do caiçara com o golpe mais ordinário e descarado da história, aí o bicho agigantou e não levando desaforo pra casa, resolveu lançar-se candidato. Aí os abutres, covardes apoiados por uma justiça dúbia, articulam a prisão de Lula. Prenderam Lula mas a MAIORIA da população o quer na presidência de novo. Adiam o julgamento o quanto podem para torná-lo impedido de concorrer. Todos sabem que Lula candidato, preso ou livre, não tem pra ninguém! Isso é FATO!
    A única maneira de impedí-lo, era não validando sua candidatura. Mas, mais uma vez subesttimam a capacidade e a força do POVO. Falo Povo, não OVO!
    RESULTADO DESSA LAMBANÇA: se não pode ser Lula, que seja Haddad e Manuela. TRE, TSE, MP, PF, NENHUM MANDA NA VONTADE DO POVO!
    PELA PRIMEIRA VEZ, VOU VOTAR NUM PARTIDO. E ADVINHA QUAL SERÁ?
    PT
    PT
    PT
    PT

    ResponderExcluir

Tiago Bottino / Blog Itapetinga AGORA , LIDER em acessos no Médio Sudoeste da Bahia



whatsApp: (77) 98128-5324

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK