CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

PATROCINE O BLOG MAIS ACESSADO DE ITAPETINGA

PATROCINE O BLOG MAIS ACESSADO DE ITAPETINGA

O SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AZALÉIA

O SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AZALÉIA

KITANDA E MERCEARIA MOTA - Direção MIRALDO MOTA

TATHIAGO DIGITAL - TUDO EM ELETRÔNICOS!

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

domingo, 8 de julho de 2018

POBRE DO POBRE DE DIREITA (O POBRE QUE NÃO GOSTA DE POBRE!)

A conceituação do pobre de direita é a própria aberração engendrada nos meios de comunicação – que se não idiotizam – ao menos alienam. Domesticados para atacar, muitas vezes têm as suas correntes presas às mãos dos patrões ou a um pensamento ideológico atrofiado.
Mailson Ramos* 
Dos mesmos autores de ‘Bolsa Família é esmola’, ‘política de cotas é privilégio para os negros’ e ‘pobre em aeroporto é um absurdo’, vem aí o novo ideário da direita brasileira: o pobre que não gosta de pobre. No espectro político, ele está no penúltimo degrau da escada social, submetido aos trabalhos pesados, mas vive ainda dos usufrutos do estado de bem estar social, promovido pelos últimos governos.
O pobre de direita é contra as cotas raciais nas universidades públicas. Subentende que pobre e negro deve pagar os seus estudos, pois, ao aderir a uma política de concessão do estado, estaria
contribuindo com a discriminação. Ele, pobre e negro, não consegue compreender a condição de excluído da sociedade, a histórica subserviência da classe, a escravidão dos seus antepassados que durou 300 anos e foi a última a acabar no mundo.
O pobre de direita não compreende o que é política de direita ou de esquerda. Conceituado assim porque adere a pensamentos conservadores e neoliberais (que ele também não compreende), este cidadão absorve das premissas do contexto político um lugar que é seu por osmose. Muitas vezes submete-se a um contexto familiar, a uma conjuntura no espaço de trabalho, a qualquer motivo que não seja a capacidade ideológica, racional e consciente de decidir e de militar.
O pobre de direita é contrário às políticas sociais. Possivelmente passou fome ou viu alguns dos seus passar; ou atravessou um mar de necessidade, nos tempos em que o governo estendia a mão e junto o cabresto. Viu crianças morrerem desnutridas e outras nascerem mortas. Viu o suplício do nordestino com a seca e a morte dos seus rebanhos. Viu o retirante partir para as grandes cidades, molambento, para se humilhar nas portas das fábricas.
‘Bolsa Família é esmola’ virou mantra fundamental. Para além das ideias conservadoras, era mais importante congelar investimentos em Saúde e Educação durante 20 anos, do que reajustar um auxílio social. Era preciso cortar. Porque pobre tem que trabalhar. Pobre tem que morrer trabalhando. Sem direito a aposentadoria e sem o direito a um trabalho digno. Isso é conversa de comunista.
O pobre de direita é o perdigueiro da classe média, que é o perdigueiro da elite. Atiçados para aderir a uma ideia que no fundo só os prejudicará, seguem os roteiros da matilha do neoliberalismo, do estado mínimo, da ruptura democrática. Não são teleguiados totalmente, mas se submetem a discursos e notícias falsas que vicejam nas redes sociais. Ele é a representação do telespectador modelo concebido pelo William Bonner: um Homer Simpson.
Ao pobre de direita não interessa saber o que é presunção de inocência porque isso pode beneficiar aquele a quem considera um adversário político. Mas se indigna quando a polícia invade a sua casa; quando revista a mochila dos seus filhos a caminho da escola; quando as forças do estado revistam os seus bolsos e, não encontrando nada, atiram os seus documentos no chão. Para se agachar. Para se sentir um trapo humano.
O pobre de direita tem uma ética caolha que não o permite enxergar a corrosão do sistema político por inteiro. Que a corrupção é sistemática, muitas vezes representada socialmente pelo que chamamos de ‘o jeitinho brasileiro’. Furar fila, fraudar testes para obter a CNH, fraudar institutos para receber diplomas e certificados, adulterar, corromper, subornar, ludibriar.
O Brasil é o único país do mundo onde prostituta se apaixona, cafetão sente ciúmes, traficante se vicia e pobre é de direita. Atribui-se esta frase a Tim Maia, cantor e compositor morto em 1998. O fato é que este FLAxFLU entre direita e esquerda não vai acabar enquanto pobres (classe trabalhadora) divergirem entre si. Porque a elite brasileira não diverge. Quando quer destituir um governo, por exemplo, mídia, políticos e mercado aderem a um só discurso.
E conseguem sempre angariar adeptos aos seus interesses. Pobre de direita é barata fazendo propaganda para inseticida. Porque o genocídio da população negra e pobre continua. Continuam – agora mais do que nunca – os negros impossibilitados de entrar na universidade. Voltam as crianças nordestinas a pedir esmolas nas estradas. Que rumos são esses?

* Mailson Ramos é escritor, profissional de Relações Públicas e autor do site Nossa Política. Escreve mensalmente para Pragmatismo Político.

53 comentários:

  1. Arrasou esse escritor!!!!! Perfeita reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o policial continua a defender o ladrão.
      Cota é o maior preconceito que existe, pois todos somos capazes independente de cor, raça ou credo.

      Excluir
  2. ARRASOU MESMO! BEM DISCRIMINANDO E EXCLUINDO O POBRE DE DIREITA. ESTES DISCURSOS SÓ FAZEM AUMENTAR O ÓDIO. E AINDA TEM IDIOTAS, BEM IDIOTÃOS QUE ELOGIAM UMA MERDA DESSA E AINDA CHAMAM DE LINDO DISCURSO. PREGAM A INCLUSÃO, MAS CAGAM NA RETRANCA CONTRA O GÊNERO HUMANO. TUDO HIPOCRISIA!

    ResponderExcluir
  3. Ai um branco pobre perde a vaga num concurso público para um negro rico e tu achas isso justo? 30% das vagas do concurso da PMBA são destinadas a negros. A cota não é para pobre, a cota é racial. Isso por si só já é preconceito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mais idiota só leia mais só leia..

      Excluir
    2. Quantos negros ricos voce conhece aqui em Itapetinga amigo ?

      Excluir
    3. O problema é que muitos de vocês pobres gostam de ficar sem trabalhar só para receber esmolas de governos esquerdistas.

      Excluir
  4. Um bom trabalho,essa é a verdade do nosso pais.Parabéns ao escritor

    ResponderExcluir
  5. Um bom trabalho,essa é a verdade do nosso pais.Parabéns ao escritor

    ResponderExcluir
  6. Ele foi infeliz, pois o pior do que pobre que não gosta de pobre é o pobre que se beneficia de outros pobres pra deixar de ser pobre. E pior ainda é os pobres que defende um ex pobre que agora é bilhonario e ainda se faz de pobre coitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um pobre só um e vc tá desse jeito acorda toda a política sempre foi voltada para RICOS e brancos um só pobre ficou rico quero que pobres fiquem mais ricos mesmo distribuição de renda..

      Excluir
  7. Disse tudo de uma política brasileira que só olha a classe mais favorecida, e esqueci da população que realmente merece de investimento para crescimento do país.

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo você falou quase tudo, esqueceu de dizer que quem não tem uma base educacional bem feita nunca será um bom profissional. Por isso que nós temos profissionais sem qualificações alguma,o que nós temos hoje é analfabetos funcionais.

    ResponderExcluir
  9. Bla bla bla . Lula na cadeia. Bolsonaro 2018

    ResponderExcluir
  10. Tenho dito sempre que pobre compenetrado de direita é nocivo tanto quanto ou ainda mais a elite escravocrata, seja visto que essa elite perversa ja trás consigo o pendor dos senhores de escravos enquanto o pobre compenetrado não é capaz nem de se ater a história e muito menos fazer história.
    Já dizia o pensador: "Tenho medo dos que se dizem bons".

    ResponderExcluir
  11. Pobre do policial que defende o ladrão!

    ResponderExcluir
  12. Não existe regime político-social capaz de resolver os problemas existenciais do ser humano, pois o que realmente interessa é a individualidade, cada ser humano trabalhado em suas potencialidades em prol do desenvolvimento do planeta Terra, a fim de alcançarmos a condição vibracional intergalatica. Quanto aos governantes, nenhum deles tem competência para assumir tal projeto transformador sem uma profunda mudança de mentalidade. Assim, essas ideias de raça... perdem o sentido.

    ResponderExcluir
  13. Realmente o "nobre articulista" tem razão. A principal vertente do socialismo é dividir a pobreza por igual. Olha a Venezuela, Cuba, Coreia do Norte. Os cubanos vão pra Miami, mas não vemos o contrário; os venezuelanos, sofrendo as tiranias de um governo socialista estão vindo pra Roraima e São Paulo, atrás das benesses do capitalismo,esse malvadão, segundo o escriba acima. Capitalismo esse que dá OPORTUNIDADES para quem QUER. Eu fui de família pobre,o caro Bottino também, mas estudamos, nos qualificamos, crescemos. Buscamos nosso lugar ao sol. A esquerda, quando busca o protagonismo popular pra si, incorre num abissal erro. O que falar, pois, dos Comunistas Chico Buarque e Caetano Veloso, que frequentemente são vistos jantando em Paris...como bons esquerdistas que são deveria passar fome, não? Viu aí, articulista, como seu texto se torna raso e nefelibata? Só para refletir....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela reflexão. o Texto principal consiste em politizar e enaltecer o comunismo, que nunca funcionou.

      Excluir
  14. O pobre que nao gosta de pobre e a policia
    Espero q aprove meu comentario

    ResponderExcluir
  15. Esse escritor É no mínimo esquerdo a pata que defende o o socialismo e essa esquerda maldita que acaba com a família e com o nosso pais !

    ResponderExcluir
  16. Os meios de comunicação idiotizam as pessoas; E elas não entendem que grandes conglomerados de mídias, servem aos seus patrocinadores, que são 1% de empresas e empresários que controlam mais de 50% das riquezas do país.
    Uma maneira de saber se algo é bom ou ruim para a população, basta observar de que lado se posiciona as grandes empresas de comunicação, que sobrevivem das propagandas veiculadas em suas emissoras pelos 1% que controlam as riquezas do Brasil. Se eles forem a favor, seja contra, pois eles defendem seus próprios interesses e não da população.

    ResponderExcluir
  17. Inconsciente coletivo! Inteligência emocional negativa! Dificuldade de raciocínio! Fábula dos macacos e as bananas.

    ResponderExcluir
  18. Não li atentamente, mas concordo com o autor, mas não concordo plenamente, pois tá me parecendo e discurso comunista, como que quem segue a direita é idiota: Mas ele, não! Ele é inteirado politicamente: Ele é contra todo esses sistemas que estão aí: contra as elites e a burguesia, contra a direita corupta e filhotes da ditadura:Ele anda com uma bolsa tiracolo, cheia de xerox de poesia de Pablo Neruda, e atualmente está lendo um livro de um escritor chileno: Antônio Álvaro de Almeida, prá ele, é nome de esclerosado. Ele pode lhe indicar "PEPEU" esse nomezinho curto, sonoro e fácil de pronunciar, da extrema esquerda: PEPEU tbm é contra todo esse sistema que está aí: a sociedade organizada está errada, VC tem que seguir a cabeça de PEPEU. Se VC tem alguma dúvida, vai está esclarecido agora: o jornalista Vladimir Zergov era outro igual a ele que com a sua lábia jornalística, procurava impressionar as pessoas que a esquerda era a solução, pois ela tinha o apoio da intectualidade, e não, da peble rude
    O Vladimir apareceu enforcado na cela da prisão pelo regime militar. Se ele se enforcou e ou foi assassinado, não tem nenhuma importância, o importante, é que ele morreu...

    ResponderExcluir
  19. O pobre se contenta com o lixo gourmetizado, q a mídia enfia goela abaixo. Belo texto esse muito boa a reflexão msm

    ResponderExcluir
  20. E o Pobre de Esquerda tb Burro q quer VOTAR em Bandido Julgado e Condenado é oq???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Condenado pelo quê mesmo? quais foram as provas apresentadas?

      Excluir
    2. Condenado por diversos roubos. E ainda falta mais umas seis condenações. Ele só vai sair da prisão após virar um presunto fedido.

      Excluir
  21. BOLSA FAMÍLIA É ESMOLA. ESSA FRASE É DE LULA. FOI DITA POR ELE CONTRA FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, O VERDADEIRO CRIADOR DESSE BENEFÍCIO.

    EXISTE VÍDEO NO YOUTUBE EM QUE LULA DIZ ISSO, QUANDO ELE AINDA ERA CANDIDATO NA SUA PRIMEIRA ELEIÇÃO.

    ResponderExcluir
  22. Pobre do pobre de direita?
    Pobre do pobre que defende os que dizem lutar pela igualdade social, em defesa do pobre, mas anda nos altos padrões, enquanto o pobre só anda na merda. Essa política de divisão nunca deu certo em lugar nenhum do mundo, a não ser na cabeça desses partidários...
    Lula, por exemplo, é tido como o pai dos pobres, mas é milionário junto com os seus filhos, enquanto aqueles que o defende com unhas e dentes estão na merda, sem sequer emprego para se manter. ACORDEM!

    ResponderExcluir
  23. se grita pega ladrão não fica hum meu irmaõooooooooooo

    ResponderExcluir
  24. Bolsonaro vem ai
    Mito 2018

    ResponderExcluir
  25. Cara.. Eu acho legal quando as pessoas expõem suas idéias com o propósito de adquirir conhecimento ou seguidores, mas, associar um "pobre" de direita a um capitão do mato?
    Dizer que pobre de direita não gosta de pobre?
    Afinal o que é ser pobre?
    Eu acredito que ninguém gosta de ser pobre, mas tem gente que adora uma "pobraiada", principalmente os que dizem que o pobre tem que ter orgulho de ser pobre (Luis Inácio Lula da Silva)... E esse orgulho serve pra quê?
    Serve pra não dar dignidade para a sua família, serve pra não colocar comida boa na mesa, serve pra ver um monte de crianças ganhando presente de natal, dia das crianças dos pais e o pobre aguardando uma caridade de alguém.
    Eu tenho nojo de ser pobre, eu tenho orgulho de poder ajudar alguém sempre que posso, me orgulho de junto com a minha esposa juntarmos de 50 em 50 e no final do ano fazermos uma viagem para qualquer lugar mesmo que seja mais barato, já, para não dar um passo maior que a perna.
    Isso deveria ser ensinado às pessoas, que, o imbecil que escreveu esse texto ridículo chama de pobre.
    Mas é como o próprio nove dedos disse "o auxilio alimentação só serve para ganhar o pobre pela barriga" e anos depois, unificou tudo em bolsa família.
    A meu ver pessoas de direita tem nojo da atual situação do país.
    Esquerdistas querem liberdade para que pequenas ideologias sejam transmitidas a crianças e buscam por seu espaço baseados em calunias.
    Eu desejo que cada um seja feliz ao seu modo de viver e não se esqueça "tudo posso, mas, nem tudo é licito".

    ResponderExcluir
  26. Toda vez que se fala em oportunidade (direito) ao pobre de melhorar de vida vem logo um falando q é socialista...
    Se fala em ajuda financeira é comunista...se quer uma política em que empresas sejam brasileiras para que nosso povo desenvolva tecnologia própria é comunista.... Afinal..os argumentos de Brasil para os brasileiros impuseram em nossa cabeça que é ser comunista...e através da linguagem fácil de absorver que é o chingamento e que privatizar tudo é bom para o país a direita vai penetrando na cabeca dos que assistem apenas o jornal da Globo e por preguiça ou falta de tempo não buscam em outros meios de comunicação uma fonte alternativa de conhecimento e seduzidos pela facilidade de chamar de esquerdopata ou mortadela ou petralha.... Num Brasil soberano e nao vendido a preço de banana onde os lucros vão pra fora do país... a verdade é que os ricos querem um país onde só eles tenham oportunidade e o pobre nunca evolua... Direita burra...
    Brasil a elite do atraso

    ResponderExcluir
  27. Toda vez que se fala em oportunidade (direito) ao pobre de melhorar de vida vem logo um falando q é socialista...
    Se fala em ajuda financeira é comunista...se quer uma política em que empresas sejam brasileiras para que nosso povo desenvolva tecnologia própria é comunista.... Afinal..os argumentos de Brasil para os brasileiros impuseram em nossa cabeça que é ser comunista...e através da linguagem fácil de absorver que é o chingamento e que privatizar tudo é bom para o país a direita vai penetrando na cabeca dos que assistem apenas o jornal da Globo e por preguiça ou falta de tempo não buscam em outros meios de comunicação uma fonte alternativa de conhecimento e seduzidos pela facilidade de chamar de esquerdopata ou mortadela ou petralha.... Num Brasil soberano e nao vendido a preço de banana onde os lucros vão pra fora do país... a verdade é que os ricos querem um país onde só eles tenham oportunidade e o pobre nunca evolua... Direita burra...
    Brasil a elite do atraso

    ResponderExcluir
  28. Esse artigo além de estupido é preconceituoso porque parte do principio que por ser pobre tem de ser burro...Apoiar esquerda é ser burro porque nunca deu certo em lugar algum...A esquerda produz a fome na Venezuela milhares de pessoas tentando fugir a nado em cuba,campos de concentração na coreia do Norte.Só estupidos apoiam esquerda, comunismo e socialismo que nunca deram certo em lugar algum...Livre mercado é que melhora a vida das pessoas...Se quiserem deixar de ser ignorantes leiam mises.org.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo país que se rebela contra as Grandes potências, Estados Unidos e seus asseclas e não aceitam entregarem suas riquezas, são taxados de ditaduras e comunistas. Ou entregam ou ficam a margem do mundo sem poderem se desenvolverem, devido os embargos empreendidos pelas potências imperialistas, causando todo tipo de dificuldades à sua população, inclusive o êxodo. Livre mercado é entregar tudo a preço vil a empresas estrangeiras e pagar caro depois pelos produtos industrializados. Vejam como anda os preço dos combustíveis. Logo pagaremos caro pela eletricidade que chega em nossos lares e outros produtos de primeira necessidades.
      Em breve seremos escravos, somente fornecedores de matéria prima, com salários apenas para sobrevivência.

      Excluir
    2. Na realidade MEU PAÍS SEMPRE FOI ROUBADO POR LADRÕES DA DIREITA SEMPRE FORTUNAS MILIONÁRIAS FORAM FEITAS E A CULPA É DA ESQUERDA VAI SE FERRAR IDIOTA ESTUDE LEIA ANTES DE POSTAR COMENTÁRIOS RIDÍCULOS..arca de..

      Excluir
    3. Na realidade MEU PAÍS SEMPRE FOI ROUBADO POR LADRÕES DA DIREITA SEMPRE FORTUNAS MILIONÁRIAS FORAM FEITAS E A CULPA É DA ESQUERDA VAI SE FERRAR IDIOTA ESTUDE LEIA ANTES DE POSTAR COMENTÁRIOS RIDÍCULOS..arca de..

      Excluir
  29. Quem quer dar opinião devia se informar primeiro pra não falar tanta asneira...Ninguem taxa ninguem de comunista existem criterios objetivos para isso que é a posse exclusiva do estado dos meios de produção,estado grande totalitário,etc...Ninguem entrega nada a ninguem, no mercado livre voce escolhe com quem deseja negociar...Sabe o que foi a grande fome realizada pelo comunista Mao na China?Sabe que quase todos estão passando fome na Venezuela e morrendo por falta de medicamentos basicos?Sabe que existem milhares de pessoas presas e torturadas na Coreia do Norte por crimes supostamente cometidos por seus avós?Vai se informar e estudar primeiro antes de falar sandices...Esquerda comunismo e socialismo só levam a fome e caos...Se não entende tenha a humildade de não opinar...Melhor que só falar estultices..

    ResponderExcluir
  30. "O Brasil é o único país do mundo onde prostituta se apaixona, cafetão sente ciúmes, traficante se vicia e pobre é de direita."

    Que texto MARAVILHOSO!
    Concordo com todas as considerações do autor.
    Boa hora dos "pobres de direita" pensarem por si, sem se deixarem levar por discursos falsos moralistas, de falsos conservadores alienados.
    Parabéns Thiago pela coragem em publicar um artigo com esse teor. Muitos na sua condição, se calariam pra não serem criticados.
    É isso mesmo! Mostre sua cara e quem se incomodar, que pare de acessar esse Blog.
    Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  31. O bolsa família não é esmola porque, diferentemente da esmola, custa muito caro ao bolso de quem trabalha e paga imposto pra manter esses desocupados que vivem a fazer filhos a fim de desfrutar do benefício, que acaba se tornando vitalício.

    ResponderExcluir
  32. O contexto é digno de aplausos...
    Esclarecedor, e de uma intelectualidade gritante.

    ResponderExcluir
  33. Essa estratégia não funciona, de querer rotular pessoas por cor ou condição social, onde o o pobre tem que odiar rico, como se o pobre não quisesse ser rico um dia, como se não existissem comunistas ricos (atores, apresentadores de tv, ex presidente, empresários, políticos, etc), vitimismo não combina com pessoas que quererem o certo, o justo. Sou pobre, negro e contra ladrão, e se um dia me tornar rico, será por conta própria e não terei ódio de pobre. Parem de generalizar para camuflar o real objetivo disso tudo, que é a construção e manipulação de massa de manobra com pessoas de mente fraca que até hoje acreditam em ladrões. Contra o comunismo, viva a direita brasileira!!

    ResponderExcluir
  34. NEM QUE A VACA TUSSA.

    Todos querem o fim da corrupção e exigem isso dos políticos como se eles fossem os únicos responsáveis. Muitos acham que o fim da corrupção depende de VOCÊ. A realidade é que o fim da corrupção depende de MIM e de NÓS. Eu faço a minha parte mantendo honestidade em todas as minhas atitudes e também a decisão firme de NUNCA VOTAR EM PETISTAS, NEM QUE A Gleisi Hoffmann TUSSA.

    ResponderExcluir
  35. POBRE DO POBRE DE ESQUERDA QUE ALÉM DE SURDO,CEGO AINDA SE FAZ DE BURRO!

    ResponderExcluir
  36. L U L A na cadeia !!!!!!

    ResponderExcluir
  37. ser pobre de esquerda e depender de bolsa família pra viver, ninguém fala né...

    ResponderExcluir

Tiago Bottino / Blog Itapetinga AGORA , LIDER em acessos no Médio Sudoeste da Bahia



whatsApp: (77) 98128-5324

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK