CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

FRIGORÍFICOS SUDOESTE

PATROCINE O BLOG MAIS ACESSADO DE ITAPETINGA

PATROCINE O BLOG MAIS ACESSADO DE ITAPETINGA

O SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AZALÉIA

O SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AZALÉIA

KITANDA E MERCEARIA MOTA - Direção MIRALDO MOTA

LOJAS REZENDE - OS MELHORES PREÇOS DE ITAPETINGA

TATHIAGO DIGITAL - TUDO EM ELETRÔNICOS!

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

ITAMBÉ: ENCONTRO REGIONAL DE PREFEITOS E AUTORIDADES AMBIENTAIS NO CIVARP VISA REVITALIZAR O RIO PARDO

O Prefeito de Itambé, Encruzilhada e Itarantim, presentes no Encontro
Na última quinta-feira (07), representantes do poder público e da sociedade civil se reuniram no município de Itambé durante o 1º Encontro do Consórcio Intermunicipal Vale do Rio Pardo (Civarp). Realizado pela Prefeitura de Itambé em parceria com o Civarp, o evento aconteceu na AABB e teve como objetivo principal discutir a criação do Comitê da Bacia do Rio Pardo e a criação do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário. 
Entre as autoridades presentes estava o prefeito de Itambé e presidente do Civarp, Eduardo Gama; o prefeito de Itarantim, Paulo Construção; o prefeito de Encruzilhada, Dr. Ley Teixeira; representante da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA), Isaac Bonfim; promotora de Meio Ambiente,
Karina Cherubin; os vereadores de Itambé, Ceçula Abreu, Aju Moreira, Bruno Lopes; Rodrigo Araujo (Xirrit), João Alves (kitão); representantes da Embasa, Álvaro Newman e Aline Oliveira; representante do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Rob Roy Pontes; e o diretor de Agricultura de Itambé, Marcos Santos.
Também marcaram presença no seminário, secretários municipais, coordenadores e representantes de organizações ambientais de Itambé e de outros municípios do Sudoeste baiano como, Ribeirão do Largo, Caatiba, Candido Sales, Encruzilhada, Itapetinga, Itarantim, Ibicuí e Vitória da Conquista. O evento contou ainda com a exposição artística da atriz e artista plástica Zizi Ferreira, que apresentou obras produzidas com materiais recicláveis.
Durante os pronunciamentos, as autoridades apontaram os desafios e a necessidade de buscar o controle, a fiscalização e a preservação da Bacia do Rio Pardo. Ao destacarem a importância do encontro para o fortalecimento das parcerias, todos parabenizaram o prefeito de Itambé pela iniciativa de mobilização. “Diante da crise hídrica que é sentida no cenário atual, a gente elogia a participação dos municípios da região, especialmente Itambé por trazer as pessoas para essa discussão”, destacou a promotora. 
Após as considerações das autoridades, foi iniciada a discussão dos subtemas. O primeiro foi “A Situação da Microbacia do Vale do Rio Pardo, Outorgas e Licenciamento Ambiental”, e contou com a apresentação do representante da SEMA, Isaac Bonfim; da integrante da ONG Reflorestar e Renascer de Itambé, Mírian Pacheco, e do representante do Grupo SOS Rio Pardo de Cândido Sales, Dirciano Santana, também vereador. 
Para falar sobre “A importância dos consórcios e da criação do Comitê da Bacia do Rio Pardo”, o evento seguiu com a explanação da representante do município de Cândido Sales, Valéria Reis, e do representante do INEMA, Rob Roy Pontes.
Diante da problemática de abastecimento, que a maioria dos municípios enfrenta atualmente, um dos momentos mais aguardados do evento foi a explanação do gerente de operação da Embasa, Álvaro Newman. Na oportunidade o engenheiro falou sobre o funcionamento da gestão emergencial e abastecimento de água em períodos críticos. Para encerrar o ciclo de palestras, o secretário de Planejamento do município de Itapetinga, Washington Maciel, explicou a importância e necessidade da formação do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário.
Após as apresentações, a palavra foi franqueada ao público, que direcionou vários questionamentos aos órgãos presentes, ampliando, dessa forma, a participação popular que o Encontro do Civarp propôs. Ainda durante o seminário, o engenheiro ambiental Carlos Leôncio apontou os caminhos que serão traçados pelos municípios para a efetivação tanto do Comitê, como do Consócio de Aterro Sanitário.
Diante das relevantes discussões, o prefeito Eduardo Gama encerrou o evento afirmando que o objetivo do seminário foi alcançado com êxito. “Percebemos o interesse dos municípios e das entidades presentes. O próximo passo será montar um Termo de Adesão e uma Carta de Intensão convidando todos os prefeitos do Território para montarmos o Plano de Gerenciamento Integrado do Aterro Sanitário”, explicou o prefeito.
Na oportunidade, Eduardo agradeceu a todos os participantes pela colaboração nas discussões, afirmando que “Itambé e todos os municípios que atenderam ao convite do Civarp  seguirão firmes nesta caminhada em prol do Rio Pardo e em prol do meio ambiente”, afirmou.

Fotos: Tiago Bottino/ Itapetinga AGORA
Texto: Nicolaia Carneiro























































































4 comentários:

  1. Interessante que nestas explanações os órgãos competentes relacionados ao meio ambiente nem comenta sobre a pesca nesta época de piracema, só se debate sobre escassez de água e não pensa em repovoamento da própria fauna e flora do rio. Não vejo nenhuma ação de fiscalização nesta época só mesmo as feiras livres do entorno do Rio Pardo recheada de peixes com ovas, atrapalhando próprio ciclo vital do próprio rio.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz falaram muito mais não disseram nada.
    So baboseiras para entrar mais dinheiro no bolso de cada um desses aí representados
    Também não entendi para que tantas fotos,ficou mas para um exibição de moda ou exposição de gente
    VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse governo quem posa pra fotos não falta,trabalho que é bom, os livre! Principalmente as da educação!

      Excluir
  3. Cadê o cancela de Maiquinique prefeito grosso ,burro sem ação pra nada .... ninguém nem dá um microfone que só sai merda....

    ResponderExcluir

ITAPETINGA AGORA O BLOG MAIS ACESSADO DO MÉDIO SUDOESTE DA BAHIA

Redação e Edição: Tiago Bottino J. Brige
whatsApp: (77) 98128-5324

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK