CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

LOJAS PREMIADAS NA REGIÃO

LOJAS PREMIADAS NA REGIÃO

FRIGORÍFICOS SUDOESTE

FRIGORÍFICOS SUDOESTE

MORUMBI PNEUS - NO PARQUE DA LAGOA!

MORUMBI PNEUS - NO PARQUE DA LAGOA!

R$ 1,99 É NA FEIRA DO LAR!

R$ 1,99 É NA FEIRA DO LAR!

terça-feira, 11 de outubro de 2016

OUTUBRO ROSA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Já pensou em usar um lacinho rosa durante o mês de outubro? Um lembrete colorido que pode salvar vidas.
por Michele Coronetti - Familia.com

Lugares importantes como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro já receberam coloração rosa durante o mês de outubro. Tudo isso apenas para a conscientização e lembrança de exames que podem ser realizados por todos para evitar um câncer extremamente frequente em mulheres no Brasil e no mundo: o câncer de mama.
Diagnosticar a doença no início ajuda no tratamento e cura. A realização de um simples exame de
mamografia, fornecido pelo SUS ou de forma particular, reduz o risco de morte e facilita o tratamento.
Alguns sinais e sintomas são comuns como descritos neste artigo. Observar e realizar os exames de acordo com orientação médica pode salvar vidas. Ajudar a promover o lembrete usando laço rosa, participando de caminhadas, orientando outras mulheres de convivência mútua torna a pessoa uma multiplicadora destas informações.
Segundo o INCA (instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) a estimativa para novos casos da doença para 2016 no Brasil é de 57.960. O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil e no mundo depois do câncer de pele. Em 2013 houveram 14388 mortes decorridas da doença, 14206 de mulheres e 181 de homens. Apesar de ser muito mais raro, o câncer de mama também atinge o sexo masculino.
Estes índices infelizmente altos sugerem que a doença só é diagnosticada tardiamente na maioria dos pacientes acometidos, o que mostra claramente a necessidade de informação sobre os exames preventivos. O autoexame continua sendo importante para descobertas que podem ser levadas a um profissional que avaliará as condições e pedirá outros exames caso sejam necessários.

Alguns fatores de risco devem ser considerados referente à doença:

Histórico de câncer na família. Quando a mulher tem antecessores que desenvolveram câncer de mama ou ovário.
Idade. Mulheres acima dos 50 anos são mais propensas à doença.
Menarca precoce. Meninas que tiveram sua primeira menstruação antes dos 12 anos correm risco maior.
Menopausa tardia. Mulheres que não pararam de menstruar depois dos 55 anos de idade também entram na lista de risco.
Idade da primeira gravidez. Mães que geraram filhos após os 30 anos.
Nuliparidade. Mulheres que não tiveram filhos.
Contraceptivos. O uso deste recurso aumenta a chance de desenvolver a doença.
Reposição hormonal. A mulher continua tomando hormônios femininos após a menopausa por tempo prolongado.
Sobrepeso e obesidade após a menopausa.
Exposição demasiada à radiação ionizante. Ocorre em exames de radiografia e em radioterapias.
Ingestão de bebidas alcoólicas após a menopausa.
Tabagismo. Ainda em estudo, fumar tem sido apontado recentemente como fator de risco ao câncer de mama.
Para diminuir os riscos, estas sugestões podem ser observadas. A prevenção inclui boa alimentação, cuidados com a nutrição e prática de exercícios físicos. Ter amamentado os filhos também é considerado um fator de prevenção.
A lembrança do assunto não precisa ser restrita ao mês de outubro. Sempre é bom promover a boa saúde e prevenção de doenças, pois buscando uma alimentação adequada e praticando exercícios físicos várias doenças podem ser evitadas. A realização dos exames preventivos também não se restringe a um mês do ano, podendo ser feitos a qualquer época, seguindo as recomendações médicas.

2 comentários:

  1. ENGESSAR

    O GOVERNO TEMER envolveu cinco partidos político, no engessamento do País que eles quebraram por corrupção e outras ideias.
    A falta de conhecimento em economia, que abrange como um todo, resolveu em um estalo, amenizar a quebradeira de tudo aquilo que eles destruíram, e daí chegaram a resolução de engessar todos, sem ao menos um exame que lhes desse uma fresta de luz, em algum ponto dessa ideia absurda.
    O GOVERNO TEMER está construindo uma provisória sobre um rio, e rio acima, está uma barragem cheia de, sem teto, famintos, sem saúde, sem escolas, sem empregos, esperando a grande ideia do teto dos gastos. O seu projeto não visou o sacrifício que essas pessoas fazem para produzir os seus altos salários. O PRESIDENTE TEMER falou que não tinha um plano B, imagine um o Presidente da República Brasileira cercado de políticos, e professores universitários e outros doutores e pós-graduados dizer que não tem um plano B, para resolver os problemas desta Nação, isso quer dizer que eles estão perdidos na escuridão conhecimento. Será que o senado vai seguir esse rebanho de patos.
    AOS senhores criadores de ideias economicamente incorretas, os grandes centros comerciais em todos os municípios deste País chamado Brasil, estão fechando as suas portas, e deixando uma placa vende-se ou aluga-se este imóvel.
    A sociedade pergunta ao Presidente da República, em que ano vocês irão começar a criar empregos, quem tem fome tem pressa.
    As equipes de economia fizeram festa com a queda da inflação, mais não descobriram que essa queda é por falta de consumo, e a desova de muitos produtos, antigos ou em promoção.
    Olarias e cerâmicas fecham suas portas, em Manaus e em outros Estados,
    Parcelamento de salários em Prefeituras e comercio em todo Brasil, Seis mil lojas fecharam suas portas no Rio de Janeiro. Orquestra Sinfônica Brasileira está morrendo. Cresse o número Navios e marinheiro abandonados nós portos Brasileiros. Vinte estados com finanças ruim, vão declarar calamidade pública. Com a falta de esperança, e a paralização das instituições é crise moral.
    A vocês dos escalões dos Governos, que não se preocupa com parcelamento de salário, até por que fizeram projetos e não enxergaram os impactos sobre assalariados.
    Temer adere a ONU sobre o Clima, a ONU paga caro para um grupo de Cientistas, que mentiram para o Mundo, sobre um depósito de CO2 que nunca existiu. A ONU adora presidentes que não tem conhecimento de MEIO AMBIENTE para montar escritório em aquele País.
    GASES DE EFEITO ESTUFA----NÃO LEVANTA FLORESTA MISTER TEMER.
    SE O TETO DE GASTOS NÃO DÉ CERTO, MEIRELLES VAI VENDER TERRAS BRASILEIRAS PARA ESTRANGEIROS TIPO CHINESES.
    NOTÍCIA QUENTISSIMA: FIQUEI sabendo que JD, não está mostrando os seus conhecimentos ajudando o BRASIL, por medo que JD, entre para a política e atrapalhe os políticos na linha de sucessão de candidatos a altos cargos, por oferecer muitos segmentos na criação de empregos. Estou me sentindo famoso.

    JOÃO DE DEUS FERREIRA O HOMEM.

    ResponderExcluir
  2. Nos usa sim, por que não? se for pra salvar vidas e com nós mesmo.

    ResponderExcluir

ITAPETINGA AGORA MAIS DE 18 MILHÕES DE ACESSOS www.itapetingaagora.com

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK