CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

LOJAS PREMIADAS NA REGIÃO

LOJAS PREMIADAS NA REGIÃO

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

FRIGORÍFICOS SUDOESTE

FRIGORÍFICOS SUDOESTE

KITANDA E MERCEARIA MOTA - Direção MIRALDO MOTA

KITANDA E MERCEARIA MOTA - Direção MIRALDO MOTA

TATHIAGO DIGITAL - TUDO EM ELETRÔNICOS!

TATHIAGO DIGITAL - TUDO EM ELETRÔNICOS!

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

domingo, 21 de agosto de 2016

DEZENAS DE JACARÉS AÇÚ MORREM PRESOS À LAMA, APÓS LAGO SECAR NO SUDESTE DO TOCANTINS

segundo biólogos, dezenas morreram esperando pela recuperação do lago. Polícia ambiental conseguiu resgatar outros que ainda estavam vivos. 
Dezenas de jacarés morreram na lama depois que o lago onde eles viviam secou. O local fica em uma fazenda de Sandolândia, município a 380 km de Palmas, região sudeste do Tocantins. Há cerca de dez dias ainda havia lama e a umidade mantinha os animais vivos. Porém o grande período de seca e as
altas temperaturas contribuíram para que a água secasse totalmente, sobrou apenas o solo rachado.
Os animais são da espécie jacaré-açú, os maiores da América Latina, que podem chegar até a seis metros de comprimento. O produtor rural Fábio Melo, dono da fazenda onde fica o lago que secou, contou que ainda tentou ajudar os jacarés. “Fiz um buraco para ver se eles iriam para lá [outro local onde costumava ter água], mas não encontrei água também. A seca desse ano foi terrível”, comentou.
A Polícia Militar Ambiental e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) estiveram no local, nesta sexta-feira (19), para resgatar alguns animais que ainda conseguiram sobreviver. Eles também documentaram os animais mortos e encontraram a carcaça de um pirarucu.
Os especialistas informaram ainda, que o lago mais próximo fica a cerca de 10 km e os jacarés não conseguem percorrer toda essa distância caminhando.
Graziela Pacheco é veterinária do Naturatins e informou que o jacaré pode ficar imóvel na lama durante meses, mesmo sem se alimentar. “Mas como a lama secou, eles tiveram que se deslocar para a mata, onde poderiam encontrar locais com o mínimo de umidade. A maioria deve ter conseguido sair, os que ficaram, infelizmente, morreram.”
Os agentes ainda encontraram um jacaré que havia fugido e voltou ao local ao perceber o barulho. Ele foi capturado e ganhou uma ‘carona’ para um novo lar. 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITAPETINGA AGORA O BLOG MAIS ACESSADO DO MÉDIO SUDOESTE DA BAHIA

Redação e Edição: Tiago Bottino J. Brige
whatsApp: (77) 98128-5324

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK