CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

LOJAS PREMIADAS NA REGIÃO

LOJAS PREMIADAS NA REGIÃO

FRIGORÍFICOS SUDOESTE

FRIGORÍFICOS SUDOESTE

MORUMBI PNEUS - NO PARQUE DA LAGOA!

MORUMBI PNEUS - NO PARQUE DA LAGOA!

R$ 1,99 É NA FEIRA DO LAR!

R$ 1,99 É NA FEIRA DO LAR!

terça-feira, 3 de maio de 2016

RIO CATOLÉ ESTÁ SECANDO: SITUAÇÃO DAS BARRAGENS QUE ABASTECEM CONQUISTA É CRÍTICA.

Há anos, vimos denunciando o perigo que correm os municípios de Itapetinga e Caatiba, diante da captação de água do Rio Catolé em Barra do Choça, para abastecer Vitória da conquista e outras cidades. Agora, com a estiagem prolongada em toda a região, é a própria Embasa quem reconhece a precariedade da situação do Catolé, na sua cabeceira. 
A falta de chuvas e a consequente redução do volume de água armazenado nas barragens de Água Fria I e II, assim como no rio Catolé, estão levando a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a adotar medidas drásticas numa tentativa de economizar água em Vitória da Conquista.
Atualmente, os reservatórios possuem 2,9 bilhões de litros de água acumulados, o que significa 45% de sua capacidade total de acumulação. Enquanto isso, a adutora do Catolé, que já chegou a ser responsável por 45% da água distribuída na cidade, hoje representa apenas 20% da oferta.
De acordo com a Embasa, em períodos normais, os rios Água Fria, Mono e Catolé disponibilizam,
em média, até 50 mil litros de água a cada dia, na área de captação da Embasa. Deste total, são retirados 45 mil para atender ao Sistema Integrado de Abastecimento de Vitória da Conquista. No entanto, devido à forte estiagem e à ação dos irrigantes, os três rios estão ofertando apenas 13 mil litros, ou seja, 32 mil litros abaixo do volume necessário para manter a recuperação diária das barragens.
Com isso os níveis das barragens e a disponibilidade do rio Catolé estão baixando a cada dia, pois o volume de água retirado é maior do que a disponibilidade hídrica dessas bacias hidrográficas, que deveriam ser recarregadas pelas chuvas de janeiro, mas isso não ocorreu este ano pela insuficiência de chuvas.
A disponibilidade hídrica das bacias dos rios Catolé, Água Fria e Monos é monitorada diariamente pela Embasa e pelo Inema, órgão ambiental do Governo do Estado responsável pela gestão e fiscalização da utilização dos recursos hídricos estaduais. Para se ter uma ideia do cenário atual, no período mais drástico de 2012/2013 a barragem perdia, no máximo, 10 mil litros por dia, hoje, perde-se 32 mil”.
-- fonte: blog do Rodrigo Ferraz

4 comentários:

  1. Faltam palavras para caracterizar os responsáveis ou melhor, os irresponsáveis que permitiram secar as "veias" do "anêmico crônico", Rio Catolé; cujas águas mataram a sede e a fome de milhares de moradores desta cidade.Não precisa tornar-se bacharel em zootecnia ou engenharia, para ter previsto a catástrofe quando represaram a pouca água que tínhamos para abastecer Vitória da Conquista e cidades circunvizinhas. Lamento reconhecer que nesta cidade existe um protótipo do rio TIETÊ! Alguns "verMeadores" arrotam bem-feitorias citando o aumento da tarifa de água como melhoria na prestação de serviço à comunidade! Bando de aves de rapina! NOSSA ÁGUA ESTÁ PODRE! ACORDEM ITAPETINGUENSES! O que sobrou foi ESGOTO FÉTIDO! A SAÚDE AGRAVADA pela má qualidade da água!
    Pesquisadores da UESB, façam alguma coisa!Itapetinga é a última cidade que compõe a Bacia Hidrográfica do falecido Rio Cachoeira de Itabuna! Lá, água já é objeto de luxo! O futuro desta cidade está traçado com o aval dos políticos irresponsáveis!

    ResponderExcluir
  2. Nunca concordamos com que Vitória da Conquista vez malandragem pura agora fica todos sem água receba

    ResponderExcluir
  3. Já estamos sofrendo com o clima seco, e ainda o prefeito assinou a bosta do documento q permitiu vitória da conquista puxa água do nosso querido rio catolé. Sabia e iria contribuir pra da nessa merda!!!

    ResponderExcluir
  4. Tem q da um jeito antes q seja tarde demais ,nao da pra tirar tanta agua de um rio tao pequeno assim esse rio nao vai durar nem mais 2 anos ,será q vao esperar seca ???

    ResponderExcluir

ITAPETINGA AGORA MAIS DE 18 MILHÕES DE ACESSOS www.itapetingaagora.com

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK