CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

FRIGORÍFICOS SUDOESTE

PATROCINE O BLOG MAIS ACESSADO DE ITAPETINGA

PATROCINE O BLOG MAIS ACESSADO DE ITAPETINGA

O SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AZALÉIA

O SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AZALÉIA

KITANDA E MERCEARIA MOTA - Direção MIRALDO MOTA

LOJAS REZENDE - OS MELHORES PREÇOS DE ITAPETINGA

TATHIAGO DIGITAL - TUDO EM ELETRÔNICOS!

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

MORTE POR MICROCEFALIA É REGISTRADO EM ITAPETINGA – 06 MORTES NA BAHIA.

Informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (4), por meio de nota. Segundo Sesab, são 87 casos no estado com base na nova medida de 32 cm. Os municípios onde as mortes foram registradas são: Salvador (1), Itapetinga (1), Olindina (1), Tanhaçú (1), Camaçari (1) e Itabuna (1).
Seis mortes de bebês com perímetro encefálico igual ou inferior a 33 centímetros foram divulgadas por meio de nota pelo Governo da Bahia, na manhã desta sexta-feira (4). Os dados são referentes até o dia 1º de dezembro de 2015. Os municípios onde as mortes foram registradas são: Salvador (1), Itapetinga (1), Olindina (1), Tanhaçú (1), Camaçari (1) eItabuna (1).
Ainda de acordo com o governo, foram notificados 112 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 34 municípios, dos quais 26 foram confirmados. Este número seguia o padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde, no qual considerava microcéfalos os bebês que tenham perímetro encefálico igual ou inferior a 33 centímetros. Porém, na quinta-feira (3), o Ministério da Saúde, em consonância com a Organização Mundial de Saúde (OMS), passou a considerar o perímetro encefálico igual ou menor que 32 centímetros. Desse modo, a Bahia passa a ter 87 casos suspeitos de microcefalia.
Em contato com o G1 na manhã desta sexta-feira, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que, apesar da mudança no critério adotado pelo Ministério da Saúde, o número de óbitos continua o mesmo (seis) e apenas a investigação dos próximos casos serão modificadas.
Centro de Operações
Devido ao quadro epidemiológico na Bahia, o Governo do Estado anunciou o início do funcionamento do Centro de Operações de Emergências em Saúde do Governo da Bahia na próxima
quinta-feira (10).
O objetivo é atender às necessidades de produção e atualização de informações sobre o quadro epidemiológico e estabelecimento das medidas de vigilância, controle e atenção. De acordo com o governo, serão produzidos boletins semanais, divulgados sempre às segundas, a partir das 15h.
O Centro de Operações também será responsável pelo envio de equipes para auxiliar os municípios na investigação em campo, clínica e laboratorial, bem como o estabelecimento de um plano para controle das microcefalias e redução dos agravos. De acordo com o governo, é importante destacar que a suspeita, notificação e registro de casos de microcefalia devem ser comunicados imediatamente (até 24 h) pela equipe do estabelecimento de saúde onde foi realizado diagnóstico, por meio do formulário de notificação de ocorrência de microcefalia disponível no endereço www.resp.saude.gov.br.
Microcefalia e Zika Vírus
No sábado (28), o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o zika vírus e os casos de microcefalia na região Nordeste, a partir da confirmação do Instituto Evandro Chagas, do micro-organismo em amostras de sangue e tecidos de um bebê nascido no Ceará, mas que acabou morrendo. A criança apresentava microcefalia e outras malformações congênitas.
A situação reforça o apelo do ministério para a mobilização nacional no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela disseminação da dengue, zika e chikungunya.

A microcefalia é um quadro em que bebês nascem com o cérebro menor do que o esperado (perímetro menor ou igual a 33 cm para bebês a termo) e que compromete o desenvolvimento da criança em 90% dos casos.
O principal suspeito dos casos de microcefalia no Brasil, o Zika vírus, é de origem africana e primo do vírus da dengue. Ele circula no país desde maio do ano passado e uma das hipóteses é que chegou aqui junto com turistas que vieram para a Copa do Mundo.
Os casos de microcefalia coincidem com áreas em que o vírus circulou no ano passado.
Microcefalia por Zika vírus
Os cientistas têm feito um trabalho de detetive. Primeiro descartaram causas genéticas, porque a mudança no padrão epidemiológico se deu de uma hora para outra. Depois, foram atrás do que mudou na região e então voltaram a atenção para os casos de Zika vírus, novidade de 2014. A hipótese é que o vírus, primo da dengue e transmitido também pelo Aedes aegypti, atravessaria a barreira placentária e entraria no corpo da criança prejudicando a formação do cérebro. As tomografias feitas pelos cientistas indicaram sinais de infecção viral no cérebro em alguns casos e também foram achados sinais do Zika vírus em exames do líquido amniótico, em bebês que ainda estavam na barriga, e no líquido cefalorraquidiano, naqueles que já nasceram.
fonte: G1.com


17 comentários:

  1. Os lideres mundiais mandaram bem. Estão fazendo de tudo pela diminuição da taxa de natalidade no mundo.
    Eis aí mais um legado deixado pela copa.

    ResponderExcluir
  2. se essa doença pega o prefeito de itapetinga e a trupe do mesmo eles diriam que tem amnésia das cagadas que fazem frente ao desgoverno de vossas excelencias.. cuidado pessoal bacana..

    ResponderExcluir
  3. Deus mozericordioso tenha piedade de nois
    ....i mande pra longe td pestee q assola o brasil..Maiquinique akiii

    ResponderExcluir
  4. O governo fica fazendo propaganda para o combate ao mosquito mas não faz sua parte. É absurdo a quantidade de carros apreendidos na delegacia, no posto da polical rodoviaria e no detran da nossa cidade. A maioria dos carros estão abertos e são depositos de agua para morada do mosquito

    ResponderExcluir
  5. Eu não acredito que em Itapetinga , ja tem esse caso aqui,"microcefalia"
    faz tempo que ouvimos falar em Dengue aqui, ainda mais com essa seca aqui!!!!

    ResponderExcluir
  6. o brasil não conseguiu combater só a dengue imagine agora com seus primos virou uma quadrilha kkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morrii com essa Kkkkkkkkkkk oo caso e serio mas essa foi boa kkkkk

      Excluir
  7. Foi constatado que o Zika Virus nao e somente o causador da microcefalia, mas o PT e o maior causador do mal por atingir principalmente o Nordeste.
    Conclui os ciemtistas: Enquanto muitos paises, inclusive o Brasil, lutam para chegar ao nivel economico e tecnologico dos EUA, o PT faz propaganda de Cuba.
    O PT e o microcefalico causador da microcefalia por hereditariedafe.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual cientista concluiu isso? Larga de ser burro babaca

      Excluir
  8. Itapetinga, a dengue está alastrando pois ficou sem o produto muitos dias e os agentes estão poucos em nossa cidade.Muitos casos não são notificados e a secretaria de saúde nem aí.

    ResponderExcluir
  9. Itapetinga faltando produto pra combater dengue e agente de endemias.Os que tem não dar conta do município.

    ResponderExcluir
  10. A dengue em Itapetinga está alastrando a cada dia porcausa por falta de gestão.O ministério da saúde tem que fiscalizar nosso município.

    ResponderExcluir
  11. 2017 Itapetinga os dados da dengue e saúde em geral mudará, quando este povo ruim que está sair, pois até dados são manipulados para receber mais verbas.

    ResponderExcluir
  12. Secretário Emmanuel nem recebe os agentes e tudo só levá para o lado do depois, a dengue não dá tempo.Mais o tempo do povo ruim está acabando.

    ResponderExcluir
  13. Secretário Emmanuel nem recebe os agentes e tudo só levá para o lado do depois, a dengue não dá tempo.Mais o tempo do povo ruim está acabando.

    ResponderExcluir
  14. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, GOSTEI DESSA.

    ResponderExcluir
  15. So agora que descobriu a microcefalia um caso ue meu filho tem microcefalia ele tem 9 anos
    Vai na apae e ver quantos casos tem desde quando nao sabe de nada este povo

    ResponderExcluir

ITAPETINGA AGORA O BLOG MAIS ACESSADO DO MÉDIO SUDOESTE DA BAHIA

Redação e Edição: Tiago Bottino J. Brige
whatsApp: (77) 98128-5324

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK