CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

PATROCINE O BLOG MAIS ACESSADO DE ITAPETINGA

PATROCINE O BLOG MAIS ACESSADO DE ITAPETINGA

FRIGORÍFICOS SUDOESTE

O SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AZALÉIA

O SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AZALÉIA

PAX PERFEIÇÃO

KITANDA E MERCEARIA MOTA - Direção MIRALDO MOTA

TATHIAGO DIGITAL - TUDO EM ELETRÔNICOS!

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

CURIOSIDADE: O PLANETA COM VENTOS MAIS RÁPIDOS QUE O SOM (E TEMPERATURA DE 1.200ºC)

HD 189733B, A 63 ANOS-LUZ DA TERRA, TEM VENTOS 20 VEZES MAIS VELOZES DO QUE OS JÁ REGISTRADOS EM NOSSO PLANETA. O PLANETA COM VENTOS MAIS RÁPIDOS QUE O SOM (E TEMPERATURA DE 1.200ºC)
HD 189733b, a 63 anos-luz da Terra, tem ventos 20 vezes mais velozes do que os já registrados em nosso planeta. Os ventos no HD 189733b são 20 vezes mais velozes dos que os mais rápidos já registrados em nosso planeta. A medição da velocidade foi feita graças a observações do telescópio Harps, no observatório La Silla, no Chile. "A velocidade (do vento) no HD 189733b foi medida usando uma espectroscopia de alta resolução de absorção do sódio presente na atmosfera. Como parte da atmosfera do HD 189733b se aproxima e afasta da Terra (por causa da órbita e outros movimentos), o efeito Doppler muda o comprimento de onda deste elemento, o qual permite medir a
velocidade", acrescentou Louden.
O efeito Doppler é a mudança da frequência de uma onda produzida pelo movimento relativo da fonte em relação ao seu observador. Neste caso, o objeto em movimento é o exoplaneta. "A superfície da estrela (em torno da qual o exoplaneta gira) é mais brilhante no centro do que na borda", disse Louden. "E como o planeta se move em frente à estrela, a quantidade relativa de luz que ficava bloqueada em diferentes partes da atmosfera muda". "Pela primeira vez usamos esta informação para medir as velocidades em lados opostos do planeta de forma independente, o que nos deu nosso mapa de velocidades", acrescentou o cientista.

Fonte: G1

4 comentários:

  1. é o mundo ideal para mandarmos a corja instalada no país em todos os niveis..de otoridades descaradas ao bandido comum..pena ser infinitamente longe daqui...(nao esquecendo o prefeito comprador de blogs..)

    ResponderExcluir
  2. as casas lá, não tem uma telha que o vento não arranque. sair de saia rodada lá deve ser outro suplício nesse planeta. A siderúrgica de Volta Redonda deve se mudar prá lá pois já trás o aço derretido de lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o proza ruim viu!!!!!!!meu deus não tem o que comentar se cale,prosa ruim e voce la vira cinza,# prosa ruim.

      Excluir
    2. Ao levar esse comentário a sério, já se ver que prosa "rúim" é tú...

      Excluir

ITAPETINGA AGORA O BLOG MAIS ACESSADO DO MÉDIO SUDOESTE DA BAHIA

Redação e Edição: Tiago Bottino J. Brige
whatsApp: (77) 98128-5324

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK