CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

FRIGORÍFICOS SUDOESTE

PATROCINE O BLOG MAIS ACESSADO DE ITAPETINGA

PATROCINE O BLOG MAIS ACESSADO DE ITAPETINGA

O SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AZALÉIA

O SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AZALÉIA

KITANDA E MERCEARIA MOTA - Direção MIRALDO MOTA

LOJAS REZENDE - OS MELHORES PREÇOS DE ITAPETINGA

TATHIAGO DIGITAL - TUDO EM ELETRÔNICOS!

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

sábado, 8 de agosto de 2015

MORRE O PASTOR SAMUEL DA 1ª IGREJA BATISTA DE ITAPETINGA

Os evangélicos de Itapetinga estão enlutados, faleceu nessa noite um dos principais nomes do movimento Batista Regional, o Pastor SAMUEL OLIVEIRA SANTOS, 89 anos, que pastoreou durante mais de meia década a 1ª Igreja Batista de Itapetinga.
Pastor Samuel se encontrava hospitalizado, acabou não resistindo vindo a óbito durante a noite. Sua morte chocou a cidade, apesar da longa idade do mesmo.
Um homem que conquistou inúmeros admiradores, em várias religiões, no meio político e social. Era quisto e respeitado, por ser um exemplo de retidão, de caráter e de fraternidade com o próximo.
A JORNADA DE UM ALAGOANO CHAMADO SAMUEL
Por Nilton Cirqueira
De junho de 1926 até julho de 2015 passaram -se 89 anos. Tantos fatos aconteceram nesse período.
Um em especial: a jornada de um alagoano chamado Samuel de Oliveira Santos ou, simplesmente,
Pastor Samuel. Diplomado Bacharel em Teologia no Seminário Teológico do Norte do Brasil (Recife-PE), exerceu o ministério pastoral efetivo em apenas duas igrejas, ambas na Bahia. Primeiro na cidade de Lajes, por cerca de 3 anos. Depois, em Itapetinga, na Primeira Igreja Batista, durante exatos cinquenta anos.
Em 1957, quando chegou em Itapetinga, a Igreja contava com apenas 19 anos de organização ou emancipação, como se diz no meio dos batistas.
Listar a quantidade de batismos e casamentos que realizou é tarefa que demanda muito tempo.
O pastor Samuel é respeitado no meio evangélico batista na Bahia e em todo o Brasil pela sua firmeza doutrinária, pelo discernimento em questões que envolvam controvérsias e pela sabedoria em aconselhar pessoas em qualquer faixa etária.
Nos eventos da Assembleia dos batistas do estado da Bahia, era tido como autoridade balisar. Sempre que ocupava a tribuna recebia a reverência e o respeito de seus colegas pastores, mesmo daqueles que tinham mais idade que ele.
a condução do minsitério pastoral na 1a. Igreja Batista de Itapetinga durante cinquenta anos foi marcada pelo respeito, pelo zelo e extremo cuidado com o "rebanho" de Cristo a ele confiado. Não cedia o púlpito da igreja a qualquer neófito ou desconhecido. Primava pelo ensino e doutrina da Igreja. Incentivava a Igreja a desenvolver o evangelismo, cumprindo o "IDE" de Jesus, local e para além das fronteiras da cidade. Por isto, a Igreja sempre participava com entusiasmo das campanhas estaduais e nacionais para levantar recursos para apoiar e sustentar obreiros (missionários) que atuam em frentes missionárias no Brasil e no Exterior, sob a coordenação da Convenção Batista Baiana, no âmbito da Bahia e Convenção Batista Brasileira, no Brasil e no Exterior.
O pastos Samuel liderou a criação do Colégio Batista Albert Schweitzer, um dos mais antigos da cidade. Foi diretor geral daquele Colégio por mais de 30 anos.
Alem das funções na Igreja e no Colégio Batista, sempre fez parte da diretoria ou conselhos da Convenção Batista Baiana, com presença tambem na Convenção Batista Brasileira e na diretoria ou conselho do Seminário em Recife, onde se formou.
Casado com dona Edla de Barros Santos, com quem teve 3 filhas: Sandla Barros, Eneida e Sueli.
Muito afinada com o ministério do esposo, dona Edla era saudada pelo pastor Samuel como parte inseparável do ministério, segundo ele, 50 ou 70%. Ela esteve presente na coordenação da Escola Dominical da Igreja e tambem como professora e coordenadora no Colégio Batista.
As imagens que apresento aqui, são recentes (2013 e 2014), cada uma com um significado especial dentre tantas que já captei desse grande mestre na Palavra, de vida simples, sem ostentação.
Se o seu sermão continha palavras e frases elaboradas, fazia-o com facilidade, dada a sua erudição e estudos constantes.
Com estas informações, eu saúdo e reverencio a história de vida, o testemunho e a fé em Deus demonstrada por este ilustre pastor, com quem convivi de perto ou de longe, nos ultimos 34 anos. Com quem aprendi na Igreja e no Colégio Batista durante cerca de 8 anos trabalhando junto dele.
Vou lembrar sempre dos olhos miudos atrás das lentes que enxergavam mais que o que nós vemos naturalmente; de suas gravatas bonitas e ternos bem passados sob o olhar de D. Edla; De suas argumentações quase infindáveis, dificeis de serem "dobradas"; das frases pausadas, para dar tempo ao raciocinio bem fundamentado. Mas, sobretudo, vou sentir saudade do meu pastor Samuel sobre quem são comuns as afirmações de pessoas de todos os credos como sendo "reserva moral", "homem digno" "pastor honrado".
Deus deu a ele hoje o descanso.
Sobre a sua missão é unânime dizer que foi muito bem cumprida.
O mundo ganhou um grande pastor!
Se parecer estranho, pense nisso, pois em meio às lágrimas eu me alegro pelo grande legado do pastor Samuel de Oliveira Santos.

Itapetinga, 07 de julho de 2015

25 comentários:

  1. Por favor, corrijam a data ao final do texto pois não é 07 de julho, mas 07 de agosto.
    Corrijam também que o pastorado foi por mais de meio século e não meia década. Uma pequena diferença de 45 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 1 - ao escrever o texto, no ferver da emoção, acabei errando o mês. O texto foi publicado inicialmente na minha página do facebook e a data foi retificada. Mas o site ItapetingaAgora já tinha postado. Agradeço sua leitura atenciosa, quanto à data e ao tempo de ministério pastoral. Nilton Cirqueira

      Excluir
  2. Nossa gratidão a esse homem honrado que deixa um legado inestimável. Aos seus familiares dona Edla, filhos, netos, noras, genros e ovelhas, nosso carinho nesse momentos de dor!
    Sempre fui um grande admirador do Pr. Samuel de Oliveira Santos, pela caráter ilibado, vida proba e profunda dedicação ao trabalho de Deus, especialmente pela forma como ele fez progredir o evangelho nessa nossa região de Itapetinga.
    Por muitas vezes me fiz presente nos cultos da Primeira Igreja, quando também meus avós participavam, mesmo sendo filhos da Segunda Igreja Batista, que é fruto do seu ministério através da Primeira Igreja Batista.
    Fica enfim uma imensa saudade e boas lembranças. Então só nos resta dizer, até breve quando juntos estaremos todos na glória com Cristo.

    Pastor Josafá Souza Costa
    josafac@gmail.com

    Filho desta terra e radicado atualmente em Valença - Bahia

    ResponderExcluir
  3. fraternidade?! é só conversar com a empregada que trabalhou durante vários anos na casa dele e verá que isso não é verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq ela trabalhou tantos anos se ele não era um bom homem? Ninguém falou que ele era perfeito!!

      Excluir
    2. Idiota!!! Não se falou que ele era santo, niguem é santo. Ma isso não o torna uma má pessoa. Vou te dizer uma coisa, se partor samuel não for pro céu estamos todos lascados e indo direto pro inferno. Porque eu vou te dizer ja era, nos lascamos...

      Excluir
    3. Para se fazer um julgamento precisamos ouv
      ir os dois lados

      Excluir
    4. esse aí encima nao sabe o que fala. um legado como esse que ele deixou ninguém jamais deixara. esse concerteza está nos braços do pai.

      Excluir
    5. O que vc ganha difamando uma pessoa que ñ pode se defender? tantos anos que teve pra falar e agora que o pastor morre aparece vai vê se eu to na esquina vai

      Excluir
    6. Hipocrisia em falar:``Se o pastor Samuel,nao for pro ceu,estamos todos lascados``
      Me poupe!!!

      Excluir
  4. um homem de respeito,de caráter ,um exemplo para todos nós.

    ResponderExcluir
  5. Este sim!Era um pastor honrado...nao esse que andam cometendo basfemias e safadezas...
    Deus te espera Samuel...
    #exemplo
    #orgulho
    #fez a diferença...

    ResponderExcluir
  6. Homem de fé QUE esteja agora nos seio de Abrão

    ResponderExcluir
  7. Agora está na terra prometida no reino dos céus com Jesus

    ResponderExcluir
  8. Realmente,o movimento Batista de Itapetinga pode ser dividido em antes e depois do pastor Samuel de Oliveira Santos.
    Saudades!

    ResponderExcluir
  9. Este sim pode dizer o que o Apostolo Paulo disse: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

    ResponderExcluir
  10. Belo exemplo, está já nos braços do Senhor...

    ResponderExcluir
  11. Grande homem , sabedor das palavras de Deus , nunca se envolveu em política digno quem sou eu pra fafar da sua dignidade fui aluno da sua esposa , quero nesse momento prestar pesares a toda família batista de itapetinga. Osmarino souza

    ResponderExcluir
  12. Esse sim era um pastor de verdade,nao esses criados nos fundos de quintais querendo arrancar dinheiro dos fieis!!!

    ResponderExcluir
  13. Onde se fala quase meia década, Deve-se dizer MEIO SECULO!!! Só eu tenho 35 e ele ja estava lá à frente da primeira igreja!

    ResponderExcluir
  14. grande legado, um homem honrado descanse nos braços do senhor amado.

    ResponderExcluir
  15. Esse sim vai para o céu...homem de Deus. Esse sim podemos dizer que é pastor e não os que andam por aí se dizendo pastores...Pastor Samuel que DEUS o tenha e que te da um bom lugar no céu...fui aluna dele no colégio Batista...

    ResponderExcluir
  16. Esse sim vai para o céu...homem de Deus. Esse sim podemos dizer que é pastor e não os que andam por aí se dizendo pastores...Pastor Samuel que DEUS o tenha e que te da um bom lugar no céu...fui aluna dele no colégio Batista...

    ResponderExcluir
  17. De repente, mesmo com atraso, a gente fuça a net e lá encontra notícias como a do Pastor Samuel.Saudades. até nos vermos na Glória.

    ResponderExcluir

ITAPETINGA AGORA O BLOG MAIS ACESSADO DO MÉDIO SUDOESTE DA BAHIA

Redação e Edição: Tiago Bottino J. Brige
whatsApp: (77) 98128-5324

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK