CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

ASSISTANCE: PROTEÇÃO VEICULAR COM CARRO RESERVA E REBOQUE LIVRE - 77 99115- 4757   

ASSISTANCE: PROTEÇÃO VEICULAR COM CARRO RESERVA E REBOQUE LIVRE -  77 99115- 4757   
Ademir 77 99115- 4757

SUPERMERCADO ADONAI - AV. AMÉRICO NOGUEIRA, CLODOALDO

KITANDA E MERCEARIA MOTA - Direção MIRALDO MOTA

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

EMBASA ESCLARECE SOBRE BARRAGEM DO RIO CATOLÉ.

A REUNIÃO CONTOU COM REPRESENTANTES DA EMBASA, PREFEITURA MUNICIPAL E MINISTÉRIO PUBLICO. 

Durante toda a tarde  desta terça-feira, 28, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu uma reunião pública para informar as providências adotadas referentes à construção da Barragem do Rio Catolé e os seus efeitos no sistema de abastecimento de água de Itapetinga, projeto que tem causado muita polêmica e dúvidas na cidade.
Participaram do encontro, realizado no auditório da COOPARDO, a superintendente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Embasa, Ana Paula Meira, além de equipe técnica, e o promotor público de Itapetinga, José Junceira Almeida de Oliveira, o prefeito em exercício da cidade, Alécio Chaves, o vice-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Luiz Rech, vereadores, lideranças políticas e comunidade em geral.
Durante o evento foram discutidos vários temas, dentre eles: licenciamento ambiental e as providências que estão sendo tomadas para o início da obra. 

19 comentários:

  1. isso é palhaçada que querem fazer nos Itapetinguense não podemos aceita isso pois isso querem mata ainda mais o rio Catolé o rio que já sofre com falta de cuidado com ele e agora querem mata ainda mais o rio que já fez alegria de muita gente ainda hoje consegue fazer isso traze alegria para nossa cidade vamos dizer não para essa absurdo.

    ResponderExcluir
  2. NÃO PODEMOS ACEITAR ISSO VÃO ACABAR DE MATAR O NOSSO RIO CATOLÉ,CONQUISTA É MUITO GRANDE NÃO VAI SER UM RIO A BEIRA DA MORTE QUE VAI ALIMENTAR UMA CIDADE TÃO GRANDE,VAI SER UM PALIATIVO E DEPOIS,E AS OUTRAS CIDADES MENORES COMO FICARAM SEM A AGUA DO NOSSO POBRE MAIS QUERIDO RIO CATOLÉ,ABRIGA NÃO É SÓ DOS POLITICOS MAIS SIM DE TODOS QUE NASCEMOS E MORAMOS AQUI NESSA QUERIDA ITAPETINGA.

    ResponderExcluir
  3. Licenciamento ambiental? Não consigo ver como, e o que irão fazer quando nossos dois rios diminuírem seus fluxos, afetando a vida de quem precisa desses dois patrimônios ambientais tão importantes para nossa vida? Ué Bottino, cade a reportagem sobre o afastamento do prefeito, ou será que você é só mais uma marionete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se já está faltando água aqui em Itapetinga sem barreira, imagigem quando houver a barreia, estamos fu.....

      Excluir
    2. Itapetinguenses e prejudicados em geral, vamos parar com essa onda de estamos fu.... , precisamos nos juntar, o incompetente ex-prefeito já lavrou da cidade e pelo que sei, não volta mais. Provando que a população NÃO ESTÁ BEM REPRESENTADA, a solução é mostrar para os IRRESPONSÁVEIS por esse DESPROJETO que nossa opinião é diferente. Qual a diferença entre faltar la e faltar aqui? nenhuma, porém o pólo comercial da região precisa de água pra ontem, enquanto nós continuaremos tomando banho em fezes, bebendo água comprovadamente CANCERÍGENA devido a poluição das oficinas e da própria cidade, e ninguém fala ou age para melhorar essa hipocrisia capitalista.VAMOS FAZER BARULHO !!

      Excluir
  4. A Embasa passou mel na boca dos bestas. Onde é que já se viu tirar e não faltar?

    ResponderExcluir
  5. Tem gente aí no meio de que é arroz de festa.....está em todas.....rsrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  6. tudo desse povo é tirar de itapetinga e beneficiar conquista, porque nao traz nada pra melhorar itapetinga so quer tirar o que ela tem de tao precioso.o desemprego ta cada vez pior e ninguen faz nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a agua que vai ser aproveitada em agua fria 1 se mistura com dejetos e esgoto de itapetinga e logo se mistura com o rio pardo,o que que tem dar aos outros o que nao e aproveitado... pense nisso.

      Excluir
  7. MAS UMA FALTA DE DE GRANDES HOMENS PARA DIRIGIR O FUTURO DE ITAPETINGA, FAZEM O QUE QUEREM COM NOSSA CIDADE SEM CONSULTAR A POPULAÇAO NAO TEMOS REPRESENTATES PARA DISCUTIR O QUE É MELHOR PARA AS FUTURAS GERAÇOES . VEM GENTE QUE NIMGUEM SABE O QUE FOI FEITO LA EM CIMA E O POVO ACEITANDO TEMOS EXEMPLO CLARO DAS COISAS QUE ERAM DAQUI E SAIRAM . CADE OS VEREADOES QUE REPRESENTAM O POVO PARA COLOCAR O POVO NA RUA,CADE OS DEPUTADOS QUE LEVAM OS VOTOS DAQUI ELES POUCO TAO INCOMODANDO COM FUTURA ITATINGA.

    ResponderExcluir
  8. Quando a última árvore estiver caído;quando o último rio estiver secado;quando o último peixe for pescado;A HULMANIDADE VAI ENTENDER QUE DINHEIRO NÃO SE COME!Daqui a alguns anos se quisermos água teremos que depender da boa vontade de Ilheus com seu grande e vasto mar...SE É QUE DARÁ PARA BEBER.

    ResponderExcluir
  9. isso que esta acontecendo sao o voto que vcs deixar de votar em um canidado da terra pra votar nesse deputados que nem aqui vem bem feito

    ResponderExcluir
  10. Não adianta votar é em ninguém mesmo...Todos acabam se vendendo. E nós Itapetinguenses é que sofremos as consequências. E o pior é que ficamos calados, ninguém procura fazer nada. Daqui a pouco Itapetinga fecha pra balanço. Os dias que ficamos sem água, já dá pra ter uma noção do que será o nosso futuro, quando o rio Catolé estiver seco. E como lembrou bem esse que citou o poema..."Quando o último peixe for pescado; a humanidade vai entender que dinheiro não se come!" Infelizmente os que estão no poder, acham que pode levar o dinheiro no caixão.

    ResponderExcluir
  11. Isso é vergonhoso pq itapetinga não tem nada e até um rio que tem fazer barreira eles estão bom d cuidar dos problema da cidade e nao d conguista queria ver se fosse o contrario será q iriam aceitar?!

    ResponderExcluir
  12. A população tem quer realizar abaixo assinada para interromper esse projeto,a população tem o direito de escolher o bem para Itapetinga,não é assim que as coisas acontecem não,esses deputados vem de outros lugares já decidindo o que irá fazer,isso está errado,o rio Catolé já está numa situação complicada,e vai se complicar ainda mais,se caso fazer essa barragem,VAMOS MOBILIZAR E IR PARA AS RUAS ITAPETINGA,PROTESTAR E NÃO DEIXAR ISSO ACONTECER,Conquista é uma cidade imersa,imagine aí como ficará a população de Itapetinga,quem manda fazer uma cidade grande sem estrutura e organização..VAMOS LUTAR PELO NOSSO RIO ITAPETINGUENSES,não vamos deixar esses governantes nos enganar com conversas bonitas...

    ResponderExcluir
  13. isso vergonha de mais para nossa cidade eles querem acabar com Itapetinga meu Deus onde vamos acabar nisso sei não viu politico de merda como isso resume em vergonha .

    ResponderExcluir
  14. Espera ai, quero entender uma coisa, alguém perguntou se a população aceita isso ? Como tomar decisões sem informar o mais afetado ? Gente o Rio Catolé não é suficiente para suprir a demanda de Itapetinga e a cidade de Vitória da Conquista , se com aqueles dias que passamos sem água o povo ficou atordoado imagine quando for fazer isso. Prefeito o Senhor foi eleito para fazer algo pela cidade, espero que algo seja feito, isso não pode acontecer ou caso contrario vai ter muita gente comprando água mineral para toma banho . Não precisa ter muito conhecimento para saber que isso não é nada viável . Todos sabem que nós 'sociedade' temos o poder nas mãos. Estou triste com tudo que se passa com a cidade, um descaso.

    ResponderExcluir
  15. então vamos sair em manifesto contra esta barragem nas redes sociais e pelas ruas de itapetinga

    ResponderExcluir
  16. INTERNAUTAS,

    Fiquem sabendo que, segundo informações obtidas juntos a trabalhadores rurais e agricultores familiares que moram, ou tem terras, na zona rural por onde passa o Rio Catolé, vários córregos tidos como PERENES (não secam) e que desaguam no nosso “doente” rio, nesta última seca “cortaram” suas águas e, por estarem insuficientes, não conseguiram chegar até o leito do rio.

    Muitas nascentes que também jorram água que vão para o Rio Catolé, estão desprotegidas e também secaram, e outras estão secando.

    Pelo visto, se conclui facilmente que o RIO CATOLÉ ESTÁ MORTALMENTE FERIDO. A construção da barragem será o golpe de misericórdia.
    O Rio Catolé está com a sua morte anunciada e programada para acontecer em breve, se nada for feito para evitar que isto aconteça.

    Antes da conclusão da barragem será preciso que os GOVERNOS ESTADUAL E MUNICIPAL ELABOREM URGENTE PROJETO que de forma simultânea executem as seguintes ações protetoras em favor do Rio Catolé:

    A) Recuperar e Proteger as nascentes, mediante replantio de árvores e plantas nativas e também cerquem o seu entorno para evitar o pisoteio de animais;

    B) Reconstituir as matas ciliares, com árvores nativas da nossa região, em ambos os lados, pelo menos na largura estabelecida legalmente, em todo o percurso do rio e dos seus principais córregos afluentes;

    C) Retirar todo o LIXÃO jogado dentro do leito e nas margens do rio;

    D) Tornar o rio a ficar mais profundo, retirando o excesso da lama existente no fundo do seu leito;

    E) Construir estação para tratamento das águas contaminadas dos esgotos, para evitar que águas poluídas sejam jogadas no rio;

    F) INCENTIVAR OS FAZENDEIROS, MEDIANTE CAMPANHA PUBLICITÁRIA E, SE NECESSÁRIO, CONCEDER DESCONTO NO IMPOSTO I.T.R. (INCRA) PARA OS QUE MANTEREM CONSERVADAS AS MATAS CILIARES NO ENTORNO DO RIO CATOLÉ E DOS SEUS CÓRREGOS.

    G) O SAAE PRECISARÁ AUMENTAR E MELHORAR, NO RIO CATOLÉ, A ÁREA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA PARA FORNECER À POPULAÇÃO DE ITAPETINGA.

    Vamos rezar, orar e PROTESTAR para que os homens que estão no poder abram os olhos, descruzem os braços e se antecipem na solução ao grande problema que já vislumbramos que ocorrerá, se nada for feito.

    NETO LEÃO - Itapetinguense

    ResponderExcluir

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK